quinta-feira, 3 de novembro de 2011

I Congresso dos Estudantes de Administração - SP


Eu, o grande escritor Antonio Cesar Amaru Maximiano e minha querida amiga Profa. Grasiele, no I Congresso dos Estudantes de Administração - SP

sábado, 1 de outubro de 2011

Experiências e reflexões vivenciadas sobre o EaD


O modelo de Conectivismo, percebido e experenciado nas discussões neste blog em relação ao Ensino à Distância, vão além de tudo aquilo que verificamos até o momento quando se fala em educação no Brasil e no mundo!

Os modelos educacionais até hoje difundidos, passam por novos paradigmas e isso com certeza alteram, em muitos aspectos, alguns sistemas conhecidos na pedagogia do ensino, como os modelos de Piaget e Vygotsky.

Piaget versa sobre o desenvolvimento cognitivo e pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis... é esta a teoria que propôs a idéia de construtivismo sequencial para os nossos alunos, tão criticado em todos os meios sociais nos dias de hoje.

Em contraponto, Vygotsky tem uma visão sócio-construtivista do desenvolvimento com ênfase no papel do ambiente social no desenvolvimento e na aprendizagem; a aprendizagem se dá em colaboração entre as crianças e entre elas e os adultos.

Tanto o construtivismo de Piaget e o aprendizado socializado entre crianças e adultos de Vygotsky, não imaginaram que com o avanço da tecnologia a educação poderia sofrer fortes mudanças: com o Conectivismo do EaD o ensino tem a possibilidade de ampliar a educação, pois sugere uma interação virtual, e não menos válida, através por exemplo do que faltava no ensino online, ou seja,  a interação entre os alunos através do Second Life, o que torna o jeito de ensinar uma nova promessa para as universidades se tornarem ainda mais abrangentes.

Como disse a nossa colega Solange Giardino, Coordenadora de informática na educação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, "O fato de você se ver presente na sala de aula com seu avatar e poder interagir com os colegas e professores, colabora para um maior envolvimento dos alunos".

O que pude perceber neste debate com os colegas é que todos os modelos educacionais, sem dúvidas, tiveram uma valorosa contribuição para o que se convencionou chamar de Conectivismo.

Em alguns aspectos, minhas ideias e posições se modificaram, pois verifica-se possibilidades de ampliar até mesmo o EaD para o nosso sistema prisional, universalizar e democratizar este ensino para várias camadas sociais, através de preços mais atrativos e tecnologias digitais, proporcionar uma aprendizagem mais independente e autônoma, além de interagir com outros estudantes de diversas regiões do país e do mundo, portanto, proporcionando maior intercâmbio de conhecimento.

Muito importante ter percebido de que a cada sete novos alunos de graduação no Brasil, um já escolheu o método de EaD. Isto nos leva a refletir de que teremos com esse novo modelo de ensino pessoas mais conectadas e pró ativas do que nunca, além de gerar novas oportunidades na estrutura das Instituições de Ensino, como a função de Designer Instrucional e Tutores de Aulas.

O Processo de ensino e aprendizagem, a partir desta revolução, adota a partir do EaD uma nova forma de inclusão social e o país só tem a ganhar com isso!

Um grande abraço a todos e sucesso! 

Prof. Maurício Dias

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A REALIDADE DO EaD NO BRASIL


Vídeo esclarecedor sobre o EaD no Brasil!!
Um abraço à todos !!
Prof. Ms.Maurício Dias




Second Life é Nova Ferramenta da EaD

A Terceira Dimensão no Ensino a Distância

Além de romper as barreiras físicas, a educação a distância tem o poder de mudar o ponto de vista sobre a utilização de softwares. Se o que faltava no ensino online era a interação entre os alunos, o Second Life é a nova promessa para as universidades se tornarem ainda mais abrangentes.

Para quem se cadastra no Second Life é possível interagir com pessoas do mundo todo, além de transferir algumas situações vivenciadas no software para o mundo real. O usuário cria seu avatar (personagem) e, de acordo com a assinatura e o valor mensal correspondente, é fornecido um crédito na moeda virtual, o dólar linden (L$), que obedece a um câmbio diário. Com esse dinheiro, o avatar comercializa desde bens de consumo até territórios virtuais.

A crescente participação dos brasileiros e a potencialidade do software virar a nova “febre da Internet” a exemplo do que aconteceu com o Orkut, está motivando empresas e, recentemente, universidades, a colocarem seus serviços à disposição dos usuários. Em julho de 2007, mais de 100 instituições de ensino já estavam operando no Second Life e em agosto do mesmo ano foi fundada a Cidade do Conhecimento no universo paralelo, uma iniciativa da USP (Universidade de São Paulo) com a parceria de várias universidades brasileiras. A cidade oferece um ambiente cultural, educacional e de esclarecimento sobre os diversos cursos existentes no mercado.

Para Solange Giardino, coordenadora de informática na educação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, "O fato de você se ver presente na sala de aula com seu avatar e poder interagir com os colegas e professores, colabora para um maior envolvimento dos alunos", diz.

O Senac está oferecendo cursos básicos de criação de objetos 3D dentro do próprio Second Life. As aulas têm duração de uma hora por dia e os alunos podem fazer downloads de apostilas, além de tirar as dúvidas com o professor, em forma de avatar.

EaD no Sistema Prisional Brasileiro

Estamos vivendo uma revolução nas formas de ensino e aprendizagem, e através do Conectivismo proporcionado pelo EaD veremos ainda novos e instigantes arranjos sociais. O sistema prisional brasileiro, assim como em todo o mundo, não será afetado ? Esperemos para ver... Talvez aí tenhamos uma real possibilidade de resgatar os detentos e proporcionar sua reinserção com características mais equilibradas à sociedade!! Diante de tantas opções de tecnologia como Orkut, Twiter, Linkedin, Facebbok, MSN, sms, mms, etc. e etc... , por que não considerar a possibilidade dessa mesma tecnologia ser utilizada para a humanização? É evidente que teremos ainda muitos desafios a vencer... Que ótimo!! Poderemos a cada instante buscarmos condições de ampliar novos conhecimentos aliado às novas formas de Gestão... devemos celebrar a vida !! Podemos transformar um País através de oportunidades!!! Este é o desafio de todos nós!!! Calebe, parabéns pela iniciativa de resgatar um assunto tão polêmico como o sistema prisional brasileiro, sob a ótica do EaD!!!!!!      

domingo, 28 de agosto de 2011

Endereço de Blog de EaD... Recomendo!!

E aí meu povo!! Tudo bem?

Acompanhe o link deste blog: http://www.educacaoadistancia.blog.br/a-virada-na-formacao-educacao-a-distancia/comment-page-3/#comment-18093

Vamos debater sobre este instigante assunto !!!

Um abraço à todos !!

Sucesso !!!

Boa Tarde à Todos !!

Olá ,
Gostaria muto de conversar com pessoas que estão aprendendo sobre Ead. Este é o desafio do momento e que veio para ficar!

Abraços!!

Mauricio